terça-feira, 24 de setembro de 2013

...e porque educar é preciso...exemplos do meu contributo quotidiano...


Sou professora de Português do 2º ciclo do Ensino Básico (5º e 6º Ano). A maioria dos meus alunos tem cerca de 10, 11 e 12 anos.São ainda muito novinhos eu sei, mas comigo aprende o que são direitos e deveres:"cidadania" portanto. Comigo os alunos aprendem a não cometer plágio; a respeitar o outro e a exigir serem respeitados. E gostam. Gostam de sentir que -afinal de contas- são cidadãos e importam como tal; que zelando pelos outros zelam também por si "respeitar para ser respeitado. E entendem o valor das "coisas", nomeadamente o valor da propriedade intelectual. E eu sinto-me feliz de contribuir para isso. No início do ano letivo, quando abordo a temática do "como se faz um trabalho?" e " que tipo de trabalhos se podem realizar na disciplina de Português?" explico o plágio e por acréscimo o respeito pelo outro. A partir daí tudo se torna mais fácil.Como se pode verificar por uma das "wikipages" que dinamizo junto com as minhas turmas da escola em que trabalho. O resultado é visivel não só, no "Voki" sobre a temática "plágio", como nos trabalhos pubicados pelos alunos onde, à sua medida é certo, os alunos demonstram já um grande respeito pelos direitos de autor. E quem melhor que os meus leitores para o julgar? Então...boa viagem pelas minhas aventuras docentes... ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário