terça-feira, 24 de setembro de 2013

Coisas que faço para os meus alunos (2)


É quase lugar comum dizer que a "juventude atual" não lê.

 De facto, lê-se cada vez menos.Apontam-se várias razões e culpados há muitos.
Mas será que se perde o gosto de ler assim de um dia para o outro? Será que hoje já não se consegue acirrar a curiosidade para o livro e para a leitura a não ser em honrosas exceções? Não acredito. E cada vez menos me convenço de que o mal não vem de quem promove, ou não sabe promover o livro e a leitura. E não me venham dizer que é a crise pois quem quer ler pode ir às bilbiotecas (e hoje temos muitas e bem apetrechadas!) que não paga nada por isso... então porque razão não se lê e os professores têm tanta dificuldade em convencer os alunos a fazê-lo?
 Um dia tentei vestir a pele de um dos meus alunos mais "avessos" à leitura e cheguei à conclusão ( a suspeição bailava já há muito no meu espírito)  que se fosse ele(s) o mais provável era não gostar de ler e preferir os videojogos a tv ou a internet.
 Se grande parte dos livros não me cativava, como os podia estudar?
 Há livros cativantes, direi mesmo "viciantes", que nos fazem "correr mundos" e perder a noção do tempo. Há livros que, como os amigos, nos fazem desejar "conhecer mais" e " estar com eles". Mas onde páram? Como posso conhecê-los se me não apresentarem pelo menos um? E eu? Como posso ser boa professora se não souber "despertar e manter o desejo de apreender/ler?"

 Foi por pensamentos destes que, quando a escola me desafiou para elaborar um blogue para a biblioteca/centro de recursos, criei uma personagem fictícia elaborei este "avatar/Voki" que vos apresento.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário